15
jan

DESIGN SUSTENTÁVEL: FAÇA VOCÊ MESMO

Um assunto que está muito em alta hoje é a sustentabilidade. Mas afinal, você sabe definir sustentabilidade?

Ela pode, resumidamente, ser exposta como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente  para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Dentro da sustentabilidade também existem os famosos “Rs”, que são 4: reduzir, reciclar, reutilizar e reabilitar. Hoje o post foi pensado sobre isso.

Que tal pegar aquela gaveta velha que você iria descartar e usar na sua decoração? Ou mesmo fazer de pneus novos pufes para sua casa?

Parece estranho, mas com criatividade e ousadia podemos fazer muitas coisas novas, que vão dar um toque de personalidade ao seu ambiente, além de ser algo único, porque você vai fazer do seu jeito.

PUFF FEITO DE PNEU

PNEU1

PNEU3PNEU2PNEU 41.Faça três furos equidistantes em uma das faces de cada um dos pneus. Junte as faces furadas dos pneus e faça coincidir os furos. Passe um parafuso por cada um deles. Prenda com arruelas e porcas.

 2.Envolva o contorno dos pneus com a espuma de poliuretano e vire o material que sobrar para o centro. Fixe com a cola universal e grampeie essa sobra nas bordas internas, superior e inferior dos pneus. Repita o procedimento com tecido de plush. Una as bordas livres de tecido, de alto a baixo, na parte interna do puff, fazendo um ziguezague com a linha grossa. 

 3.A) Para fazer o assento da parte superior do puff: coloque o fleece sobre o círculo de madeira prensada, cubra com espuma e cole na parte inferior. Grampeie para acabar de prender. Cubra novamente com uma camada fina de espuma e termina com plush. B) Cubra com a parte inferior o recorte de papelão preso com a corda universal.

 4.Coloque o assento centralizado na parte superior do puff. 

No site CASA, da editora Abril, também tem muitas dicas legais. Separei uma que achei uma graça, além de original: arranjo de paredes com gavetas antigas.

Você pode manter os puxadores se preferir e pintar as gavetas da cor que quiser. O toque dessa decoração está no o fundo de tecidos ou adesivos coloridos, de presente,  para scrapbook, ou ainda adesivo vinílico (Con-Tact). Depois, você faz um arranjo e fixa as caixas na parede. Para isso, um suporte triângulo para quadros pode ser usado, ou você pode parafusá-las diretamente na alvenaria.

As imagens e texto a seguir foram retiradas do site. Acompanhem!

Você vai precisar de: gavetas de madeira; tecidos adesivos; fundo preparador à base de água; tinta esmalte; lixa para madeira nº 240; régua; lápis; tesoura; estilete e rolo de espuma.

QUADRO1

Antes de começar o trabalho, verifique se há cera recobrindo a madeira. Em caso positivo, vista luvas e passe um pano embebido em tíner. Em seguida, lixe a peça. Remova o pó e aplique o fundo preparador em todas as partes que serão tingidas – aguarde a secagem de duas horas. Inicie a pintura de três demãos de tinta, com intervalos de três horas entre elas. Não é obrigatório cobrir a área que será revestida de tecido autocolante.

 

QUADRO2

 

 

Meça o fundo da gaveta

 

QUADRO3

Transfira as medidas para o verso do tecido, deixando 1 cm a mais de cada lado, e recorte.

 

QUADRO4

Retire o papel protetor do revestimento e comece a aplicar a face adesivada partindo de uma das extremidades da gaveta. O material é maleável, não forma bolhas e, em caso de erro, é possível movê-lo na hora, sem estragar ou perder a aderência.

 

QUADRO5

Com as mãos, alise a superfície colada para fixar bem, principalmente nos cantos, mas não grude as sobras nas laterais da caixa. Se preferir, use uma espátula.

 

QUADRO5

Elimine as rebarbas rentes às beiradas com a ajuda de um estilete.

 

QUADRO6

O arranjo feito com gavetas é inusitado, mas fica um charme na parede. Copie a composição criada com peças antigas e dê um novo visual para sua casa.

 

QUADRO7

E aí, gostaram?

São formas criativas e únicas de decorar sua casa, além de serem sustentáveis! Mas quando se trata de decorar um ambiente como um todo, nada substitui o projeto de um profissional.

Comentem como foram suas experiências.