24
jun

Desmistificando a cor: Fendi

 

No mundo da decoração existe uma infinita paleta de cores que muitas vezes não sabemos o que de fato são. Costumamos associa-las a cores mais comuns e normalmente dizemos: “é um tom de bege” ou “um tom de azul” ou um tom de qualquer outra cor.

 

Outro costume é popularizar a cor através de nomes de marcas. Isso acontece com o azul Tiffany por exemplo e com o famoso Fendi!

caixinha da Tiffany

 

 

bolsa da Fendi

Mas afinal, o que é a cor Fendi?

Essa cor é muito bonita e é um coringa no decor! Podemos dizer que é o pretinho básico das cartelas de cores. Indicada pra quem não quer errar no tom e quer criar um ambiente sofisticado. Posso afirmar que ele combina com tudo e fica muito bem em paredes e tecidos. É uma cor que chamamos de base, porque qualquer coisa que se junte a ela fica bom.
É um misto de cinza e bege, alguns chamam de Fendi ao café com leite. Mas é um entre tantos outros tons de cinza, um cinza mescla, básico e arquitetural.

AMBIENTE FENDI

Mas você sabe porque fendi?

Fendi é a marca de um grife italiana fundada nos anos 30. A cor ficou popularmente conhecida por esse nome porque na época o uso dessa cor era quase inédita e ainda é a marca registrada da Fendi, e até hoje é sucesso.

Então, não podemos dizer que é errado chamar por esse nome, mas se você quiser a cor certa é interessante saber que segundo o guia Pantone (Pantone é considerada uma autoridade em cores, eles classificam cada uma por número e ditam anualmente as tendências de cor), a cor Fendi não existe! Existe uma cor idêntica chamada de Paloma, o número dela é 16- 0000 tcx. Eles descrevem a cor como um “neutro por excelência”.

PANTONE PANTONE  PALOMA

 

Esse ano o conceito da pantone para selecionar as cores é o equilíbrio. A cartela mescla cores suaves com cores vivas criando o equilíbrio e a harmonia propostos. Segundo eles, a inspiração foi flores desabrochando, viagens para o exterior, mulheres confiantes e design que utilizam das cores para sair do convencional. E como era de se esperar, a cor paloma está presente nessa seleção linda e é a única que pode ser combinada com qualquer outra cor dessa paleta, então quem optar pela cor “fendi” ou Paloma, vai acertar em cheio, primeiro porque tá em alta, segundo porque a cor é atemporal.

PANTONE 2014 AMBIENTE PANTONE PALOMA

Vou mostrar alguns ambientes que trazem essa cor base pra você se inspirar:

AMBIENTE FENDI2 AMBIENTE FENDI 3 AMBIENTE FENDI 1

Quem gostou e quiser investir em mobiliários, tecidos e papeis de parede na cor Fendi, pode encontrar na Adornié.

Quem quiser pintar as paredes eu indico a cor “chão batido – B 371” da Suvinil!

Espero que tenham gostado!
Beijos, até o próximo post!