17
fev

O MENOS PODE SER MAIS

“O menos é mais”. Você certamente já ouviu essa frase. Esse é o pensamento de base minimalista, que é bastante característico no décor contemporâneo. O minimalismo, na verdade, se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960, em Nova York.

BANCO ARESTA
BANCO ARESTA
BASE DE APARADOR GALIA
BASE DE APARADOR GALIA

 

As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos. A pintura minimalista, por exemplo, usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente. E claro que isso também pode ser observado no décor.

Esta arte ainda privilegia formas elementares, em geral de corte geométrico. É um vocabulário construído de ideias como despojamento, simplicidade e neutralidade, que com o auxílio de materiais industriais, como vidro, aço, acrílico, produzem objetos simples em sinônimo de sofisticação.

Linhas retas, sofisticadas e sóbrias transmitem a sensação de um espaço clean e organizado. Se for da sua preferencia criar um espaço mais descontraído,  texturas diferentes podem ser exploradas, combinadas ou não com outros elementos. Assim o ambiente fica mais dinâmico e evita-se a monotonia. Mas não é regra, vai do gosto de cada um.

SOFA LC2 MASCULINA 03 LUGARES
SOFA LC2 MASCULINA 03 LUGARES
BASE DE MESA DE CENTRO ANDINA
BASE DE MESA DE CENTRO ANDINA

A decoração minimalista resulta num ambiente tranquilo, tipo de um refúgio do caos e confusão do mundo lá fora. A primeira regra desse estilo é a organização: tudo tem de ter o seu lugar. Além disso, a base deste estilo são a preservação do espaço e a difusão da luz natural.

As janelas são lisas, os rodapés são planos, o chão é preferencialmente revestido num material sem quebras e completamente polido. O mesmo raciocínio vale para os armários da cozinha, que podem ser laqueados e brilhantes com bancadas revestidas a granito polido.

A mobília de um ambiente minimalista é clean e funcional, sendo que ela própria faz o papel de decoração do ambiente. As formas geométricas podem ser também assimétricas, o que chama a atenção e quebra a monotonia.

Muitas vezes as portas, armários e gavetas não têm puxadores, optando-se pelo sistema de click-clack ou então por portas de correr. Até mesmo os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos podem representar um grande investimento quando se trata de decorar um estilo minimalista, porque uma vez que não existem muitos elementos puramente decorativos neste tipo de ambiente, estes acabam por assumir o papel de um objeto de design

HOME TEATER
HOME TEATER
CADEIRA TITA
CADEIRA TITA
BANCOS LIBERI
BANCOS LIBERI

 

Quanto menos os artigos de iluminação chamarem a atenção, melhor. A escolha passa por focos embutidos, cuja intensidade possa ser facilmente regulada. Tirando os sofás, tapetes e têxteis reservados ao quarto e ao banheiro – preferencialmente lisos e suaves – este tipo de decoração não vê a utilidade de muitas texturas e padrões que servem apenas para preencher o espaço. Nem as janelas são decoradas, mantendo-as preferencialmente sem cortinas para permitir a entrada de luz natural – quanto muito, opta-se por estores simples ou blackouts.

Por fim, apostar em um pouco de paisagismo é uma boa escolha, como uma planta numa esquina da sala, uma jarra com ramos de árvore ou uma orquídea em flor sobre uma mesa. O verde das plantas trazem vida e a sensação de ar fresco, mesmo aos ambientes mais minimalistas.

BANCOS SPECCHIO
BANCOS SPECCHIO
ESPELHO ÁRIA
ESPELHO ÁRIA

 

O resultado é fantástico. Então menos mobiliário, cores neutras (preto, branco, cinza, castanhos) e linhas retas podem favorecer a decoração como um todo e torná-la mais sofisticada! Mas não esqueça o uso do menos tem característica bem contemporânea. Como foi dito, vai do seu gosto. Se seu estilo for mais clássico,  você pode achar que está faltando algo. É preciso equilíbrio para conseguir deixar a decoração linda com o uso de menos elementos, por isso neste caso um profissional da área é bem-vindo!

BASE TORRE
BASE TORRE
POLTRONA FK
POLTRONA FK
BASE DE MESA TOWER
BASE DE MESA TOWER

 

Agora já sabem, se quiserem criar um ambiente clean, sóbrio e sofisticado, o estilo minimalista é a escolha certa!

E aí, o que acharam?