06
jan

SOFÁ, O PROTAGONISTA DA SALA DE ESTAR

Peça-chave na decoração, o sofá costuma ser o destaque da sala de estar. São inúmeros os modelos disponíveis, cheios de estilo e criatividade. Neste post vamos falar um pouco sobre esse importante móvel, ajudando você a escolher o modelo sem “aquele” medo de errar!

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o sofá fica num ambiente “multiuso” – afinal a sala, nos dias de hoje, serve para recebermos os amigos, assistirmos TV, lermos um livro, tirarmos um cochilo e brincar com as crianças. Portanto, essa peça deve atender a todas essas necessidades, sendo elegante e ao mesmo tempo confortável.

A dica mais importante que temos é tirar as medidas da sala e escolher um sofá adequado ao espaço. Lembre-se sempre que deve haver espaço entre o móvel e a parede. Esse espaço pode ser preenchido com mesas laterais de apoio, abajures de coluna ou mesmo com um porta revista. Quando o sofá ficar num espaço onde exista circulação, o ideal é que sobrem 70 cm livres nas suas laterais.

Em ambientes pequenos, o sofá também cria um composé interessante quando combinado com poltronas ou puffs ao invés de combinar com outro sofá.

Caso a sala seja integrada com outro ambiente e o sofá faça o papel de divisor, usar um aparador nas costas do móvel é uma ótima escolha, pois além de esconder as costas, serve de apoio para objetos.

Se você tem medo de errar na escolha do sofá, optar por cores neutras e tradicionais, como tons castanhos ou cinzas, é uma boa saída, bem como linhas retas e cleans.

Mas se você quer ousar um pouco mais, ou mesmo fazer com que o seu sofá seja o centro da atenção da sala, as lojas estão cheias de opções! Alguns estilos estão em alta, como os de traços minimalistas, os tradicionais capitonês ou mesmo os estampados, como os listrados.

Sofás com designs clássicos, de linhas retas e espuma mais resistente, podem ambientar salas de estar. Já os retrôs combinam com apartamentos pequenos e lofts. Sofás em “L” são indicados para ambientes grandes e que precisam de mais lugares para acomodar os moradores.

Se você quer deixar o ambiente mais leve, sofás mais baixinhos, de no mínimo 35 cm de altura, podem ser uma boa escolha. Mas as poltronas devem seguir a mesma proporção, assim a harmonia do espaço não é quebrada.

Como o sofá costuma ser uma peça grande, deve-se tomar cuidado ao escolher as estampas. Quando grandes, costumam criar a sensação de aumentar a peça e o espaço pode perder a harmonia.

Levando em conta essa observação, almofadas lisas combinadas com estampas diferentes da do sofá podem criar um efeito interessante. Por exemplo, se você escolher uma estampa florida para o sofá, almofadas listradas combinadas com as lisas (e vice versa) trazem diversidade ao ambiente e criam um centro de atenção. Só tome cuidado ao escolher as demais peças da sala para que o ambiente não fique visualmente pesado.

Sofás com chaise funcionam bem em salas de televisão. Os do tipo retráteis também são uma ótima opção para esse ambiente, uma vez que basta puxar o assento e ele se transforma em uma confortável chaise. Nesse caso, o mais indicado é que a espuma seja macia e o tecido, com um toque suave.

E geralmente o que cria dúvida na hora da escolha são os tipos de tecidos. São vários, claro. Mas os tradicionais e mais utilizados são couro (natural ou sintético), suede, chenille, sarja, linho, camurça, veludo e algodão. Com exceção do couro sintético, os demais precisam ser higienizados com produtos específicos, especialmente a sarja e o linho, que sujam com facilidade. Caso você prefira algo mais prático, o aquablock, que é impermeável, pode atender suas necessidades.

Para fechar esse post, uma dica importante é fazer o sofá caber no seu orçamento sem esquecer das outras peças que compõe o layout da sala. O ambiente ficará bacana e funcional quando pensarmos na composição como um todo!

E agora, que tal escolher o seu sofá?

Todos os modelos abaixo estão disponíveis na Adornié Ambientes pelo (41) 3014-6180.

SOFA HINDRA
SOFA HINDRA
SOFA LINEA
SOFA LINEA
SOFA INOVVATO
SOFA INOVVATO
SOFA HELENOS
SOFA HELENOS

Sofá Édipo
SOFA ÉDIPO